Se tem um gato e está a ter dificuldade em iniciar a alimentação natural, não se assuste e não desanime, esta situação é extremamente comum!
Gatos que foram alimentados desde o desmame com ração seca têm maior dificuldade em aceitar alimentos frescos e húmidos, principalmente se não foram estimulados com vários tipos de alimentação nos seus primeiros meses de vida, acabando por se tornare mais resistentes a novos sabores e texturas, e consequentemente, tornando a mudança para uma alimentação bioapropriada um grande desafio.
Quanto mais tempo seu gato passou a comer alimentação seca, mais tempo poderá levar para se adaptar a nova alimentação.
Alguns gatos aceitam logo a alimentação natural e, se se tratar de gatos jovens e saudáveis, pode fazer a transição vigiando para o caso de aparecer algum sintoma gastro intestinal.
No entanto a maioria dos gatos não aceita um alimento novo de repente, e por isso, fazer a transição de forma lenta e cuidadosa é a melhor maneira. Seguem alguns passos que podem facilitar essa fase de transição:
O primeiro passo é estabelecer uma rotina de alimentação com horários específicos para as refeições. Ao contrário do que muitos pensam, os felinos estão habituados a longos períodos de jejum devido aos seus hábitos predatórios, sendo assim, não necessitam ter comida à disposição o tempo todo. Gatos adultos podem fazer até três refeições diárias e gatinhos até 4 refeições diárias.
Com o plano alimentar definido, devemos começar a introdução da alimentação natural de forma gradual, gatos geralmente são sensíveis a mudanças bruscas na alimentação, podendo causar vômitos e diarreias. Pode começar oferecendo um pouco e observar se seu gato come. Se ele aceitar a alimentação natural, você pode ir aumentando a quantidade à medida que vai reduzindo a quantidade de ração, essa troca deve ser gradativa, ao longo de 7 a 10 dias, até que seja feita a substituição completa da ração pela alimentação natural.
Caso seu gato não aceite a nova dieta, você pode estimular o apetite dele, fazendo um pequeno jejum e, após esse período, oferecer a alimentação natural sozinha, sem oferecer a ração. Para estimular os gatos a aceitarem a nova dieta também podemos variar a apresentação, variando a temperatura (fria ou temperatura ambiente), variando a composição, tentando perceber o que chama mais a atenção dele (carne de frango, de novilho, de porco…) e até testar diferentes texturas, zonas de refeição, pratos de alimentação, etc. Se o seu gato não está acostumado a alimentos húmidos você pode começar por humedecer a ração que ele já está habituado, assim, quando ele aceitar, pode começar a misturar a alimentação natural. É possível adicionar também um pouco de caldo de frango caseiro ou até pequenas lascas de peixes, se ele gostar. Você pode sempre fazer pequenos jejuns para estimular a fome dele, oferecendo a ração seca menos vezes.
Se apesar dessas tentativas o seu gato se mostrar resistente à mudança de alimentação, podemos ainda adicionar alguns palatabilizantes para estimular o apetite dele, como por exemplo adicionar um pouco de iogurte natural, ou o azeite do atum enlatado, óleo de coco, óleo de peixe, levedo de cerveja em pó ou ainda um pouco da ração dele ou do petisco favorito dele esfarelados por cima da nova alimentação.
O importante é ir fazendo várias tentativas e descobrir o que atrai mais a atenção do seu gato e conseguir que ele coma pequenas porções para se começar a acostumar aos novos sabores e texturas. Não desistir e apresentar vários alimentos e de várias maneiras diferentes até descobrir o que funciona para ele.
Alguns gatos não aceitam bem mudanças constantes na dieta, caso o seu gato apenas goste de um sabor, desde que a receita seja completa, podemos manter sempre a mesma.
A transição da alimentação para gatos pode ser demorada e muitas vezes requer esforço, é um processo em que a paciência é essencial, mas será recompensado pela melhoria visível na saúde do seu gato e pela redução do risco de diversas doenças, como problemas renais, urinários e obesidade, que são muito comuns em felinos alimentados com alimentos secos.