Sobre Mim

DOG LOVER | DOG NUTRITIONIST | DOG MUM

Cresci com cães em casa, sempre pertenceram à família, sempre os adorei como a um irmão (às vezes até mais…). Como não podia trazer mais para casa, comecei a fazer voluntariado num abrigo em Lisboa. Em 2011 adoptei o Peter Pan (SRD com um olho de cada cor) e em 2012 a Vitória (Border Collie), já não vivia em casa dos meus pais, estes foram os MEUS primeiros cães…E ensinaram-me tanto!

Em 2014, passei os 3 meses de Verão a fazer um curso de treino canino e outro de terapia assistida a cão, na Educan Madrid. Também desde esta altura que tenho frequentado vários cursos e seminários de comportamento e treino canino pois acredito que me ajudam a compreender melhor os cães que tenho em casa e aqueles que me aparecem nas consultas. Ao longo destes anos de formação aprendi a ver os cães com outros olhos, aprendi a aborda-los de uma forma diferente e a conseguir ajudar os seus tutores a compreenderem as suas necessidades de outra forma.

Licenciada em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, só a partir do momento em que adoptei um cão que se revelou intolerante à alimentação processada, é que comecei a pensar sobre este assunto. Com nenhuma informação disponível para o “dono comum” comecei a estudar a nutrição do cão, consultando artigos científicos online e importando livros dos EUA, Canadá, Austrália e Inglaterra. Deste estudo e em parceria com a médica veterinária dos meus cães, surge o livro ABCão – Alimentação e bem estar do cão.

Com o livro comecei a ser convidada para falar em palestras, seminários, workshops e congressos em Portugal e Espanha. Conheci muita gente e abordagens diferentes sobre alimentação natural. Continuei a estudar, e apesar de em Portugal não haver formação na área, consegui fazer duas pós graduações em nutrição canina e vários pequenos cursos de médicos veterinários e bloggers que acompanho e admiro o trabalho há vários anos, sempre fora de Portugal. 

Actualmente a família cresceu, o Nero (SRD tripé) veio para nossa casa em 2016 e este ano tivemos duas novas entradas: a Poppy (uma cachorra Malinois), e um bebé humano, o Frederico. Portanto, 4 cães e 1 bebé! 

O blog surge para divulgar a alimentação natural e também partilhar dicas e informações que me são úteis no dia-a-dia, por vezes com a colaboração de pessoas que eu considero experts em determinadas áreas.

Dr.ª Joana Carido 

Facebook: https://www.facebook.com/Ruffdogblog/

Instagram: https://www.instagram.com/ruff.dog/

e-mail: siteruffdog@gmail.com